quarta-feira, 23 de junho de 2010

#DiaSemGlobo

Quem vem acompanhando a Copa deve estar por dentro do bafafa que está rolando entre Dunga e Imprensa. Minha visão resumida: ninguém tem sangue de barata pra aguentar, ano após ano, essa cacetada de críticas PESSOAIS, em grande parte das vezes infundadas e preconceituosas, que possuem interesse focado no sensacionalismo. A mídia seria muito mais útil para o desenvolvimento de uma sociedade mais inteligente se, ao invés de notícias que buscam audiência (e, consequentemente, dinheiro), nos entregasse informação de verdade.

O fato é que, na coletiva após o jogo contra a Costa do Marfim, o Dunga pegou um "pra cristo" e vociferou uns palavrões. Não acho a atitude certa, mas entendo o processo de criação da mesma. Provavelmente, a grande maioria de nós (e desses repórteres também), faria o mesmo em algum momento. Enfim, pra mim foi um erro, mas foi humano. Se apontarmos os erros que causaram esse erro final e pedirmos 1 Real pra cada, meu amigo, não da nem pra estimar a bufunfa total.

Logo após a coletiva, no domingo, varando segunda a dentro, foi uma enxurrada de críticas ao técnico. Claramente agravou-se a guerra Imprensa x Dunga, sendo que a batalha Globo x Dunga ganhou armamentos pesados no ataque. Aí começou a injustiça. Se a maior emissora do Brasil quer te crucificar, ainda mais hoje em dia, com tanto meio de informação, tu ta ferrado! Exemplo: lembro especificamente de uma matéria no site Globoesporte.com que tem o título: "Luiz Felipe Scolari critica a relação de Dunga com a imprensa". Essa foi a chamada, a notícia, ou seja, a primeira coisa que vemos antes de ler a matéria. O que você pensa ao ler isso? "Porra, até o Scolari ta criticando o Dunga? A parada dessa vez foi séria..." É aí que começa a manipulação. Ta duvidando? Olha o que o Scolari disse sobre o assunto nessa matéria: "Eu não sei qual é o conflito que existe. Eu também já tive os meus tempos de conflitos. Mas acho que todo mundo poderia ter um pouco mais de aceitação. Quando digo todo mundo é todo mundo: comissão técnica e imprensa - disse."

A matéria está disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/luiz-felipe-scolari-citica-relacao-de-dunga-com-imprensa.html

É, meu camarada... esse mundo ta todo fodido mesmo. E se não existe um pouquinho de senso crítico de quem recebe esse monte de informações diariamente, ou seja, nós, a gente vai ficando do jeitinho que essa minoria superpoderosa quer.

Aí beleza... tranquilo. A mídia pega o seu chapéu de dona da verdade, reclamando da falta de respeito do Dunga com os repórteres, brasileiros, fãs de futebol e etc. E o caminho pra detonar o cara é ooooooooooooooooooo desrespeito! Leia isso aqui (Blog do Editor Chefe de Esportes do Jornal Extra, que é daaaaaaa Globo!): http://extra.globo.com/blogs/futebol/posts/2010/06/23/a-luz-de-patricia-302389.asp

Como podem ver, é a veiculação (com o aceite dele, claro) de uma opinião de uma leitora dizendo que o Dunga ta precisando de sexo. Olha aí. Pronto, achamos a solução do problema com todo respeito do mundo. O que família e amigos do Dunga vão achar disso? Ah, vão ficar felizes a vera!

Ainda bem que toda essa quantidade crescente de meios de informação também ta aí pra ajudar. Tem gente que usa essas ferramentas chamadas "Midias Sociais" (orkut, facebook, twitter, etc) por boas causas. Começou uma campanha para que o jogo da próxima sexta-feira, entre Brasil e Portugal, não seja assistido na Rede Globo. Não acho que essa emissora seja a responsável por todo o sistema cada vez mais podre de informação, mas é uma movimentação da força de opinião crítica. O recado dessa força, na minha opinião, é o maior ponto positivo da campanha. Essa minoria guiada pelos interesses econômicos não pode continuar achando que são mais fortes e podem empurrar qualquer conteúdo alienador. Temos que nos unir por uma mídia mais profunda e agregadora.

Minha posição em aderir nada tem a ver com apoio ao Dunga, Esportes, Futebol ou Copa do Mundo. O objetivo de uma sociedade mais forte, profunda, agregadora e nobre de sentimentos é muito maior do que o Hexa.

Nenhum comentário: