segunda-feira, 9 de julho de 2007

copa das 7 maravilhas do mundo

E não é que o Cristo Redentor foi eleito uma das novas 7 maravilhas do mundo?

Confesso, desde já, que não digeri o todo que me fizeram engolir sobre esse assunto, comunicado em tudo quanto é lugar nas últimas semanas. Posso estar sendo chato, cricri e do contra, mas se toda essa mobilização acontecesse também para coisas sérias e urgentes no nosso país... enfim.

É aquele velho papo do Brasil da Copa do Mundo e do outro Brasil. No Brasil da Copa, somos um país incrível, unido em busca de um único ideal. No outro, somos egoístas e nunca é possível estabelecer uma meta de mudança sobre tudo que indiscutivelmente é ruim para o povo. Vejo essa eleição do Cristo como uma nova maravilha do mundo num esquema bem parecido com o que temos na Copa.

Quando soube disso, acho que no ano passado, a primeira pergunta que me veio e, até então, ninguém conseguiu me responder foi: porque uma eleição das “novas” 7 maravilhas do mundo? Porque novas? Independetemente se seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da antiguidade terem desaparecido, elas existiram e foram tidas como maravilhosas. Será expirou a validade destas 7 maravilhas? Porque 7 e não 6 ou 8 maravilhas? Porque, num mundo tão incrivelmente cheio de maravilhas, somente 7 são eleitas?

Mas beleza, o tempo foi passando e o negócio foi crescendo de tamanho. Comecei a ver empresas anunciarem que faltava pouco tempo pra votar, associando suas marcas ao feito. Escutava papos sobre a votação entre amigos e parentes, em casa e no trabalho, enfim, tínhamos uma grande mobilização, como na Copa do Mundo.

Para não ser aquele que rema contra a maré pensei: “bom, o Cristo tá lá, na dele, nunca me fez mal algum, é candidato (?) a uma das 7 (??) novas (???) maravilhas (????) do mundo (?????!!!!!), melhor eu deixar de lado todo esse questionamento que, pelo visto, é sem sentido, ir no tal site e votar”.

Pois foi isso que fiz: vesti minha camisa verde amarela, liguei o computador (Brasil! Brasil!), entrei no site e, no curto tempo de espera do carregamento da página, tentei incorporar “aquela” animação e fiquei imaginando a “festa verde e amarela” pela vitória do Cristo. Quando a página com todas as candidatas abriu, fiquei estático! De todas as candidatas (sei lá, umas 20), eu só tinha visitado 2: o Cristo e Machu Picchu. Como eu poderia votar no Cristo como uma das melhores se eu só conhecia as outras por textos e fotos? Não é justo com as outras candidatas... O encanto foi quebrado e não consegui votar.

Comentava isso na semana passada com uns amigos e um deles me disse: “cara, você não tem noção de como essa vitória pode ser benéfica para o Rio de Janeiro em faturamento com turismo?”. Ah, sim... o Cristo já existe há mais de 50 anos mas agora, com o slogan “Visite uma das NOVAS 7 maravilhas do mundo!” os turistas vão bombar por aqui. Por falar em bombar, será que os turistas também vão achar a violência em que vivemos uma maravilha?

De qualquer forma, o Cristo não precisou do meu voto e, se você é brasileiro como eu, Parabéns! Somos campeões da Copa das 7 maravilhas do mundo!

É realmente uma maravilha.
E só. E ponto.

Nenhum comentário: