segunda-feira, 16 de julho de 2007

liberdade

O que significa liberdade pra você?

Liberdade é, sem dúvida nenhuma, um sonho nada prático que milhares de pessoas vivem. É certo que o ser humano tem necessidade de ser livre, de não ter “o rabo preso” no que diz respeito a suas atitudes e impulsos.

Quando falo de liberdade, não me refiro a alguma em especial. Busco a definição da palavra liberdade no dicionário, vamos lá: faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; ousadia. Agora me responda: você tem liberdade na sua vida?

Vivemos numa sociedade, em conjunto. Isso é fato. Dentro dessa sociedade, adotamos seus deveres para que possamos viver bem dentro dela. Aí vem a contradição: como alcançar a liberdade dentro da sociedade em que vivemos?

Vejo a vida como um mundo de possibilidades que estão a mercê das escolhas que fazemos. Vejo a liberdade como o maior capacitador de crescimento e aprendizado da alma. Será que minhas escolhas são as melhores? Será que “gozo dos direitos do homem livre”?

E ainda precisamos lembrar da linha tênue que separa essa busca pela liberdade do egoísmo. Da mesma forma que precisamos pensar em nós, pensar nos outros é mais que necessário e a condução desses extremos será definida somente por quem vive e por suas escolhas. Não tem jeito.

Todos esses contratempos são válidos e necessários para o estabelecimento das nossas certezas e estas são as responsáveis pelos nossos atos. Somos como um faminto sob uma grande árvore, onde cada fruto significa um momento das nossas vidas. Temos que saber distinguir quais estão maduros a ponto de nos alimentar saudavelmente. As vezes magoamos a nós e aos outros quando nos antecipamos à natureza e comemos um fruto ainda “verde”. Também não podemos deixar que os momentos “apodreçam” em nossas vidas. E vale lembrar que quem decide sobre o momento de comer cada fruto somos nós.

Em tempo: Estátua da Liberdade?! Como diria o "antipropaganda": tá de ácido...



5 comentários:

Anônimo disse...

mandou bem demais com o texto.
difícil ser livre, mas vamos em busca!

grande abraço

Anônimo disse...

vir aqui deu saudade das suas músicas. da nossa. faziam tão bem...

Schirmer disse...

Macacos me mordam!! Que tema, hein?? Sempre desde que me entendo por gente busco saber mais sobre a tal "liberdade". Valor tão caro aos ocidentais que concorre com o da própria vida!

Interessante diferenciar liberdade de licenciosidade, que é "fazer o dá na telha", e de livre-agência.

Pra mim liberdade é paradoxalmente simples e complicadíssima. Complicada demais porque cada um tem uma concepção do que ela representa. Simples porque pressupõe conhecimento de onde os caminhos chegarão, isto é, suas conseqüências, assim tem-se liberdade de escolha entre dois caminhos, uma vez que se sabe de antemão o que implicarão.

Pra mim liberdade é sinônimo de livre-arbítrio, simplesmente.

Renatinha disse...

Me fez refletir...
Acho que não sou tão livre quanto pensava.
Se você pára pra pensar que deixa de realizar várias coisas em prol da comunidade, do bem comum, você não é um ser completamente livre.
Sabe, acho que nem me interessa ser Totalmente livre. Me importo muito com o conjunto.

Ótimo texto!

Bjim :)

Schirmer disse...

Não há liberdade sem informação. Portanto, concluo que não a temos faz milênios...
Mas é nossa responsabilidade, ao meu ver, buscarmos ela, mesmo assim.